Sobre

Em 2015 fui diagnosticada com doença celíaca, um transtorno autoimune do intestino delgado o qual o único tratamento conhecido é uma dieta sem glúten.AAEAAQAAAAAAAAs8AAAAJDI4ZjhhMTMwLTIyNWItNGZhNS1hMzhjLTQ4N2JkOWEwMzM0Yg

Desde então muita coisa mudou, principalmente os hábitos alimentares de toda a família de certo modo.  A verdade é que tudo é mais fácil quando se mora em uma cidade capital, mas nas cidades do interior nem todo mundo sabe o que é glúten, temos poucos produtos e restaurantes sem glúten. Eu moro em Americana-SP e depois de passar todo o transtorno inicial, descobri muitas coisas legais que podem ajudar você, que possui a mesma restrição, prosseguir com uma vida normal saindo com os amigos para jantar, participando de festas familiares, no dia a dia do trabalho e todas as demais ocasiões em que no início da dieta sem glúten pensamos que nunca mais vamos poder participar.

Aqui no blog você vai ver como é fácil comer bem e com prazer, por que não basta ser sem glúten e sem lactose, tem que ser GOSTOSO SEM GLÚTEN!

Eu, Maressa, e minha mãe, Rosely, (especialista em fazer comidas gostosas), vamos dividir tudo que aprendemos e continuamos a aprender trocando experiências com vocês.

Sobre elas:

Maressa: 28 anos, celíaca e Engenheira de alimentos. Atua como profissional de Marketing de nutrição na indústria de alimentos, fazendo pesquisa de consumidor e pesquisa de mercado.

Rosely: 53 anos, Pedagoga. Atua como “super” mãe e tem as mãos mágicas na cozinha.

Contato: maressadelima@hotmail.com

Anúncios

13 comentários sobre “Sobre

  1. Thamyres disse:

    Olá! Meu nome é Thamyres, descobri a doença em 2014, por coincidencia sou de Indaiatuba, bem pertinho de Americana, já estou salvando seu blog nos favoritos, assim vou ter sempre dicas aqui por perto… obrigada por fazer esse trabalho! até logo!

    Curtido por 1 pessoa

    • gostososemgluten disse:

      Thamyres, muito obrigada por sua mensagem. É muito gratificante para mim saber que posso ajudar pessoas iguais a min. Esse sempre foi meu maior desejo!!! Obrigada e continue acompanhando nosso blog, você também pode nos mandar dicas do que você gostaria de saber e nosso blog pode publicar para você. Grande beijo

      Curtir

  2. Jacqueline disse:

    Maressa, gostaria de mais uma vez agradecer pelo carinho, dedicação e atenção que tive em seu blog. Por me ajudar nessa batalha dos celíacos, então desde já agradeço de coração. Parabéns por dedicar um tempinho valioso de sua vida com receitas, dicas, informações, nos ajudando a continuar nessa jornada de muita insistência e persistência. Um abraço fique com Deus.

    Curtido por 1 pessoa

  3. rbuscatti2 disse:

    Meu nome é Roseane , sou celiaca a 17 anos e intolerante a lactose , sempre amei fazer cursos glúten free , mas nem sempre o local era apropriado para degustarmos o que faziamos , montei então a Cucina Sem Glúten onde tem um Espaço apropriado ao celiaco e intolerantes em geral , espero desta forma estar cooperando , seria um prazer que viessem conhecer o local.

    Curtir

  4. Fabiana disse:

    Olá Maressa! Parabéns para você e sua mãe!!! Também sou do interior (Piedade- perto de Sorocaba), mas moro em São Paulo. Mas entendo perfeitamente a dificuldade de encontrar as coisas no interior. Na minha cidade é pior ainda, pois é bem pequena. Americana já é uma cidade do interior maior….Bem, descobri que sou celíaca há pouco mais de 1 mês. Já passei no Gastro (que me deu o diagnóstico) e na nutricionista e já estou há 35 dias sem glúten! Como é tudo muito recente, ainda estou na fase das pesquisas de tudo (marcas, testando receitas, procurando lugares, etc), e ontem, nas pesquisas pela internet encontrei seu site e achei bem bacana. Já me conscientizei do problema e já estou me superando, principalmente em festinhas de aniversário,,,rsrsrs,,,,mas acho que o mais difícil é conseguir explicar para as pessoas. A maioria acha que logo poderei voltar a comer, que é uma coisa que tem tratamento, que vc deixa de comer faz o exame e se der negativo volta a comer. Não é assim? rsrs…Mas vamos indo, um dia de cada vez. Parabéns novamente e já coloquei você na minha lista de sites confiáveis para seguir. Um abraço!

    Curtir

    • gostososemgluten disse:

      Fabiana, muito muito muito obrigada por nos enviar seu comentário e pelos elogios ao nosso trabalho. Fico muito feliz de poder ajudar principalmente neste início que é sempre tão difícil. Eu me lembro quando descobri a doença e como foi difícil a adaptação, as piadinhas, também tinham os que achavam que era uma modinha ou que era frescura. Hoje graças a Deus todos a minha volta entendem a gravidade do problema muito por eu explicar e também por compartilharem de momentos em que sofri bastante. O intuito de abrir a página foi tornar a vida de quem descobre a doença celíaca mais fácil e ajuda-los a não cometer alguns enganos que eu cometi. É muito bom saber que você confia em nosso trabalho. Conte conosco sempre e qualquer dúvida que você tiver também pode me escrever no maressadelima@hotmail.com
      Super beijos 😉
      Maressa

      Curtir

  5. Léa Lamonica disse:

    Boa tarde Maressa!
    Faz uns 10 anos que venho sentindo várias coisas, tosse frequente, rouquidão com perda de voz, enxaqueca, enjoo…
    e ultimamente muitas crises de sinusite sem melhora. Onde fui encaminhada para um terceiro médico Otorrino e alergista, o mesmo ao examinar de inicio suspendeu toda minha alimentação a base de leite e glúten.
    Estou evitando estes tipos de alimentos. Mas como resido numa cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, é muito difícil encontrar alimentos desse tipo.
    Tenho buscado receitas pela internet, algumas dão certo outras não; algumas delas vem com enunciado sem glúten , quando vou ler vejo que contém.
    Ficarei imensamente agradecida em poder receber sua orientação.
    Gostaria de saber qual tipo de exame fazer para confirmação?
    Mesmo tendo bastante cuidado, fui parar na emergência dois dias seguidos, com dores no corpo e cabeça e febre.
    Abraços

    1
    1

    Curtir

    • gostososemgluten disse:

      Bom dia Léa, primeiramente muito obrigada por nos enviar seu comentário.
      Sei que é um momento muito difícil este que você está passando ainda mais sem ter certeza do que exatamente você tem. Com relação aos sintomas, o que eu posso dizer é que muitos sites limitam os sintomas a dor de cabeça, enjoo, vomito, dores abdominais e diarreia porém, com a experiência que tenho adquirido e diversos casos que tenho visto, posso lhe dizer que cada caso é um sintoma diferente. Conheço até mesmo uma pessoa que teve sérios problemas ortopédicos por conta da doença celíaca e isso por que a doença não é apenas intestinal e sim uma doença imunológica, que afeta todo o sistema imune. Vale lembrar que evitar de vez em quando realmente não melhora os sintomas, além de excluir esses alimentos da dieta (se for o seu caso), é importantíssimo tomar cuidado para não haver contaminação cruzada ou seja, guardar a farinha de arroz no armário ao lado da farinha de trigo, misturar utensílios de cozinha e etc… Já tive episódio de passar muito mal mesmo só com contaminação de utensílios. Léa, com relação a dificuldade de comprar produtos, isso acontece mesmo, principalmente nós que moramos no interior por isso te indico alguns sites e livro de onde geralmente retiro minhas receitas e que são confiáveis pois, eu também já joguei muito receita no lixo rsrsrs.
      Livros:
      200 receitas de comidinhas sem glúten – Louise Blair
      Detox dia a dia – Astrid Pfeiffer
      Diário de uma vegana – Alana Rox
      Sites:
      http://www.chefcarlaserrano.com/
      https://www.youtube.com/channel/UCeX20CyIZdO7_ixKA42UUjg/videos

      Com relação ao diagnóstico é dado com os seguintes exames:
      Anticorpo anti gliadina IgG
      Anticorpo anti transglutaminase
      Biópsia do duodeno

      A Biópsia é indispensável, sem ela não podemos fechar o diagnóstico. Neste post eu explico um pouquinho mais sobre a doença e como diagnosticar: https://gostososemgluten.com.br/2016/01/08/o-diagnostico/
      Léa, eu espero ter te ajudado, qualquer duvida que você tenha, o blog foi criado para isso, para ajudar as pessoas que estão passando por isso então, não exite em nos enviar suas dúvidas.
      O que eu posso te afirmar com certeza é que logo logo você vai se adaptar e tirar de letra como viver uma vida sem glúten.
      Grande beijos!!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s