Saiba por que os rótulos trazem frases como “PODE CONTER TRIGO…”

Às vezes pode parecer confuso ler no rótulo de alimentos a palavra “PODE CONTER” pois, parece óbvio que se o ingrediente foi adicionado à formulação do produto então  CONTÉM esse ingrediente ou se não foi adicionado NÃO CONTÉM.

Em 2015 a ANVISA publicou a RDC N° 26, DE 2 DE JULHO DE 2015, que veio complementar uma legislação antiga de 2002 sobre rotulagem de alimentos.

Nesta RDC estão listados 18 alimentos que causam alergia em grande parte da população com maior frequência:

1. Trigo, centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas.
2. Crustáceos.
3. Ovos.
4. Peixes.
5. Amendoim.
6. Soja.
7. Leites de todas as espécies de animais mamíferos.
8. Amêndoa (Prunus dulcis, sin.: Prunus amygdalus, Amygdalus communis L.).
9. Avelãs (Corylus spp.).
10. Castanha-de-caju (Anacardium occidentale).
11. Castanha-do-brasil ou castanha-do-pará (Bertholletia excelsa).
12. Macadâmias (Macadamia spp.).
13. Nozes (Juglans spp.).

14. Pecãs (Carya spp.).
15. Pistaches (Pistacia spp.).
16. Pinoli (Pinus spp.).
17. Castanhas (Castanea spp.).
18. Látex natural.

Após a publicação desta RDC, ficou obrigatório informar se o produto contém estes ingredientes colocando a seguinte frase no produto:

“Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)”

Ou se contiver derivados, como por exemplo o queijo é derivado do leite, então deve ser informado:

“Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)”

Mas então por que da frase “PODE CONTER”?

Na indústria de alimentos, muitos equipamentos são utilizados para processar o mesmo produto. Algumas vezes o mesmo maquinário que faz um chocolate com pedacinhos crocantes ou wafer, também faz chocolate sem nenhum outro ingrediente adicional e se neste caso o fabricante não consegue garantir que o maquinário foi 100% limpo e não ficou nenhum vestígio de wafer ou pedacinhos crocantes (que são feitos de farinha de trigo), então é obrigatório que esteja descrito na embalagem:

“Alérgicos: Pode Conter trigo”

Um outro exemplo, um maquinário que processa bolo sem ovos, mas também processa brownie com ovos, deve conter a informação:

“Alérgicos: Pode Conter ovo”

Veja o exemplo deste creme de cacau na foto abaixo:

Óbvio que não temos sardinha em um creme de chocolate, mas por se tratar de um peixe, por tanto um alergênico, em algum momento este creme de chocolate passou pelo mesmo maquinário ou local que este peixe, sendo assim obrigatório relatar na embalagem bem como as castanhas mencionadas conforme a foto nos mostra.

Então o PODE CONTER significa que, estes ingredientes não foram adicionados ao produto, mas podem ter tido alguma contaminação cruzada durante o processo de fabricação.

Contaminação cruzada é o exemplo que já mencionamos, quando o uso do equipamento é incomum, ou quando o produto é armazenado no mesmo local de um ingrediente alergênico. Em algum momento da sua produção, ele pode ter sido contaminado e por mais que aquele equipamento foi higienizado, não há uma garantia de eliminação 100% de vestígio de ingredientes que poderiam eventualmente causar uma reação alérgica em pessoas que já possuem este problema.

Por segurança, a ANVISA pede que estas declarações sejam feitas e assim pessoas que possuem alergia, intolerância e outras doenças cuja a ingestão de algum destes 18 ingredientes lhe causaria algum malefício, poderão se precaver e evitar o seu consumo.

Essa legislação com certeza foi um grande avanço para o Brasil e facilitou muito a nossa vida. Imagine que antes, em um passado nada distante, as pessoas que tinham algum tipo de intolerância a estes ingredientes, jamais iriam saber se estavam ingerindo estes alergênicos se não estivesse na lista de ingredientes.

Ainda temos muito para progredir, mas estamos melhorando a cada ano.

Espero que tenham gostado da publicação e que tenha sido útil para vocês. Caso tenham duvida, é só me enviar um email (maressadelima@hotmail.com) ou comentar logo abaixo desta publicação.

Super beijos 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s