6 tipos de Noodle sem glúten disponível no mercado

O que achávamos ser inovador, não é tãooooo novo assim. Ao que parece o macarrão sem glúten já era usado a muitos anos na culinária Asiática. Por volta de 200 ac, os chineses já faziam macarrão de arroz.

Estes dias eu li uma matéria interessante na revista Casa e Jardim sobre os diversos tipos de noodles e eu decidi compartilhar esta curiosidade com vocês.

Aqui vão alguns de seus noodles Asiáticos sem glúten:

Dangmyeonjapchae-recipe-3OPTM

Este nome estranho que eu nem saberia pronunciar, é um macarrão feito de batata doce. Este macarrão não é al dente como a pasta italiana, é descrito como um macarrão meio translucido, com textura de goma. Não tem sabor de batata doce, pois utiliza o amido da batata. É muito utilizado em um prato Coreano chamado japchae que mistura esse noodles a vegetais e carne. No Google você não vai encontrar nenhuma informação sobre este noodle em português, o que já diz tudo para min: NADA POPULAR NO BRASIL!

 

Harusameharussame

Já este noodles que é a base de amido de feijão-mungo (feijão da China), tem bastante informação e receitinhas na internet. Harusame é citado como o macarrão amigo da dieta, pois essa massa japonesa tem menos calorias do que o macarrão convencional. Também conhecida como espaguete de celofane, pode ser feito de vários tipos diferentes de amido, entre eles amido de batata, batata-doce, arroz, soja.

Sobásobá

Sobá já era feito na China no século 14, e chegou ao Japão por volta de 1600. O Sobá é feito de trigo sarraceno. Soba significa trigo sarraceno em japonês. Mas cuidado com o tipo de soba escolhido pois, podem conter outros ingredientes:

  • Ni-Hachi soba (soba 2 por 8): soba feito com 20% de farinha de trigo e 80% de farinha de trigo sarraceno.
  • Towari soba (soba 100%): soba feito com 100% de farinha de trigo sarraceno.
  • Cha soba: soba com matcha (pó de chá verde) misturada à massa.
  • Hegi soba: soba com algas misturadas à massa.

Noodle Thainoodle thai

Este famoso noodle Tailandês é feito a base de arroz, é com ele que é feito o prato tradicional da Tailândia, o Pad Thai. Aliás, no P.F Chains de Campinas eles possuem este prato feito com este noodles de arroz. No menu esta opção vem marcada com SG (sem glúten) e inclusive os molhos utilizados são sem glúten, já provei e APROVO. A mistura de temperos típicos tornam o prato único e uma experiência sensorial maravilhosa picante, doce, quente, salgado tudo ao mesmo tempo!

Bifumbifum

Este dispensa comentários né? Muito fácil de encontrar e com certeza você já provou quente ou frio, na salada ou em um caldo esse macarrão fininho e leve é a base de arroz e vai bem com uma infinidade de receitas. Apenas cuidado no cozimento, pois se deixar muito tempo na água fervendo ele vai desmanchar todinho e virar uma papa de bifum. Lembre-se: poucos minutos na água fervente e logo um banho de água gelada para pausar o cozimento.

Konjackonjac

Essa massa japonesa está chegando ao Brasil e fazendo sucesso com quem deseja perder uns quilinhos.  O macarrão japonês é composto por 97% de água e 3% de fibra konjac.

Konjac é uma planta nativa do sudeste Asiático, do Japão e da China até ao sul da Indonésia.

Sua aparência é gelatinosa e translúcida, sendo comercializada em mercearias de produtos japoneses na forma de blocos, ou então, em fios semelhantes ao macarrão.

Bom é isso! Se cruzarem com algum destes noodles, todos são sem glúten* então Aproveitem!!!

Se você já provou algum deles ou tem uma receitinha top para compartilhar com a gente, por favor, nos escreva logo abaixo nos “comentários”.

Super beijos!!!

 

 

*Sempre pergunte se o macarrão não possui contaminação cruzada e nem ingredientes extras caso você tenha doença celíaca e ou intolerância ao glúten.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s