Doença celíaca causa queda de cabelo, saiba como tratar

Olá pessoal, embora a nossa campanha a favor de mais produtos sem glúten em supermercados continue, hoje vim falar de um assunto diferente que descobri a pouco tempo e que com certeza interessa a muitos…..a Queda de cabelo na doença celíaca.

Bom, em 2014 eu fui a uma dermatologista que me diagnosticou com “Alopecia” ou comumente chamada de calvície. COMO ASSIM DOUTORA?????????????

Pois é, a princípio fui até a dermatologista para fazer o cabelo crescer mais, mas, não por que estava calva ou com pouco cabelo, ou seja tomei um susto. Fiz diversos exames e nada, então ela disse que era genética.

Curiosamente, foi no mesmo ano em que comecei a ter os sintomas da Doença celíaca.

Estou a 2 anos fazendo o tratamento para cabelo indicado e não senti melhora, pelo contrário no ano seguinte, (ano em que descobri a Doença Celíaca)  só passou a cair mais cabelo.

Só agora, depois de tanto pesquisar e conversar com a minha  médica Nutróloga, descobri que esta queda não é genética conforme sugerido pela Dra. Dermatologista e sim totalmente vinculada a Doença Celíaca.

Há diversos estudos já feitos ligando 2 tipos de queda de cabelo a doença celíaca:

  • Eflúvio telógeno crônico: Este é o nome dado a queda de cabelo em alopecia.jpgpontos distintos. Esta queda ocorre devido a falta de absorção adequada de nutrientes. A doença celíaca causa uma inflamação crônica na parede do intestino, ou seja, mesmo tendo uma alimentação rica em nutrientes a absorção destes não é 100% feita. Essa falta de nutrientes compromete o crescimento dos fios. E então você começa a notar que o volume de cabelo fica cada vez menor:
  • Alopecia areata: Este é o nome dado a queda que ocorre Alopecia-Areata-5.jpgapenas em alguns pontos da cabeça e ao longo se forma pequenos círculos com ausência de fios. Segundo alguns estudos Americano, foi encontrada uma forte relação entre a doença celíaca e a alopecia areata onde em alguns casos houve resposta positiva ao iniciar uma dieta livre de glúten os fios voltaram a crescer.

Embora alguns estudos tenham sugerido que a dieta isenta de glúten por alguns meses fez com que houvesse crescimento dos fios novamente, outros estudos mostraram que alguns pacientes não responderam a dieta isenta de glúten, ou seja, não houve crescimento dos fios capilares.

Compartilhando o meu caso com vocês, ainda não cheguei nesses extremos como as fotos acima, mas, sim é perturbador ver seu cabelo cair. Mesmo fazendo a dieta sinto que alguns meses a queda melhora e em outros piora novamente. Minha queda é por todo o couro cabeludo e uma explicação para isto pode ser que mesmo eu seguindo a dieta isenta de glúten, por almoçar fora todos os dias da semana (devido ao trabalho), mesmo tomando cuidado, não estou livre da contaminação cruzada.

A solução foi: estou fazendo vários exames de sangue para avaliar minhas vitaminas e minerais e então auxiliar a minha dieta com a suplementação, ou seja, as vitaminas e minerais que estão faltando para min de acordo com meu exame, vou adicionar em meu dia a dia em forma de suplemento em capsula.

Quase 2 anos imaginando que eu tivesse calvície. Se eu soubesse disso antes, tinha evitado muitas coisas, porém…..fica a dica para você e espero que eu possa ajudar a evitar que isso aconteça com vocês!!!

Fontes:

  • Hindawi Publishing Corporation Gastroenterology Research and Practice. Celiac Disease and Dermatologic Manifestations: Many Skin Clue to Unfold Gluten-Sensitive Enteropathy. Volume 2012, Article ID 952753, 12 pages doi:10.1155/2012/952753
  • Alopecia areata and Coeliac Disease: No Effect of a Gluten-Free Diet on Hair Growth Maria Teresa Bardellaa Roberta Marinoa Mauro Barbareschib Fernando Bianchib Giovanni Fagliac Paolo Bianchia aIstituto di Scienze Mediche, bIstituto di Scienze Dermatologiche e cIstituto di Scienze Endocrine, IRCCS Ospedale Maggiore, Università di Milano, Italia Received: August 4, 1999
  • Glúten e sua associação com queda capilar e lesões de pele. Dra. AnaFlávia médica tricologista.

 

4 comentários sobre “Doença celíaca causa queda de cabelo, saiba como tratar

    • gostososemgluten disse:

      É verdade Mariana, o difícil é identificar quais possuem ou não. Quero fazer uma revisão dos mais famosos do mercado para compartilhar com vocês, mas está difícil pois, pois a lista de ingredientes é muito difícil de entender. Se vocês tiverem informações de alguns, compartilha com a gente. Estou com uma super queda de cabelo e nem sei qual especialista ir pois, já fui em 2 e não resolveram …. 😦
      Obrigada por compartilhar seu comentário Mariana, beijos!!!

      Curtir

  1. Cintia disse:

    Bom dia gostaria de saber se alguém pode me ajudar aqui em Campinas não consigo achar um médico que me ajude a diagnosticar meu problema, tenho o convênio da Unimed e não acho já fui em vários.

    Curtir

    • gostososemgluten disse:

      Bom dia Cintia, realmente é bem difícil achar algum especialista na Unimed. Por isso fui procurar algum especialista fora do plano. Me consulto com a Dra.celia Mello da clinica Tredicci em Santa Barbara 19 3454 3419.
      Também tem em Campinas uma indicação de uma amiga, Dr. Leonardo Trevizan Monici, o consultório dele fica em Barão Geraldo 19 3289 6066. E o Dr Tem tbm o Dr. Gustavo Sevá que atende na Andrade Neves. Se precisar de algo mais, ficarei feliz em te ajudar 😉
      Bjus e boa sorte!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s